Perguntas Frequentes

A solicitação de mudança de plano, é bem simples e rápida. O cliente primeiramente deverá entrar em contato com nossa área de pós venda, através do número 0800-941-0638 de segunda-feira a sexta-feira das 08:00hs às 18:00hs. Esta solicitação poderá ser tratada inicialmente através da ferramenta de mensagens Whatsapp, sendo que a formalização final para esta mudança, deverá ser enviada para o e-mail tf.admin@terafiber.com.br.

O processo para solicitação de mudança de titularidade de plano, é um pouco mais complexo. O atual detentor do contrato, deverá enviar sua solicitação formalmente para o e-mail tf.admin@terafiber.com.br, manifestando seu interesse em ceder seu contrato a um terceiro. Por sua vez, o terceiro (novo detentor do contrato), deverá formalizar também seu interesse em assumir o atual contrato / compromisso junto a Tera Fiber Telecom. O novo detentor do contrato, deverá encaminhar ao e-mail da Tera Fiber Telecom uma cópia de seu documento (RG e CPF), bem como comprovante de residência, ou então, preencher um formulário de transferência de titularidade, o qual deverá ser assinado por ambas as partes (atual detentor / novo detentor). Desta forma, a Tera Fiber Telecom conseguirá efetivar a mudança solicitada. Após este procedimento, o contrato será alterado e a responsabilidade sobre o sistema / equipamentos Tera Fiber passa a ser do novo cliente.
Nota importante: Este processo só poderá ser executado, desde que o atual detentor do contrato não possua débitos com a Tera Fiber Telecom.

Se você alterou o plano no meio do ciclo, a cobrança será feita de forma proporcional. O sistema irá calcular a diferença entre os planos, sendo que o cliente receberá na próxima fatura, o valor agregado relativo ao período de utilização do sistema antigo (em dias – pró-rata), com o acréscimo dos valores do novo plano contratado, acondicionado na mesma premissa do plano anterior (novos valores pró-rata, aos demais dias de utilização no novo plano, até o encerramento de seu ciclo mensal). Apesar dos valores mudarem para cada caso, o importante é que o cliente saiba, e seja orientado, que esta cobrança é devida e não uma cobrança extra. O cliente também não deverá se preocupar, se não houverem novas mudanças em seu plano, pois esta será a única vez que esta cobrança envolvendo dois planos distintos acontecerá. Para saber mais detalhes de sua conta, acesse a Central do Assinante (Via Site ou Aplicativo Mobile). Lá você poderá encontrar todo o detalhamento de sua conta.

Pró-rata é um sistema de cobrança onde a provedora calcula de forma parcial, os dias de utilização de seu sistema pelo cliente, que antecedem a data solicitada pelo mesmo para o vencimento de sua fatura.

A Tera Fiber disponibiliza a seus clientes, inúmeras formas de acesso à suas mensalidades. A forma mais comum de envio é através de e-mail, o qual é direcionado ao e-mail cadastrado pelo cliente no momento de sua contratação. Além desta ferramenta, o cliente poderá acessar suas mensalidades através da Central do Assinante, localizada no Site Oficial Tera Fiber Telecom, ou através do Aplicativo Mobile Teraplus. Outra alternativa seria através do contato junto a área financeira pelo número 0800-941-0638 de segunda-feira a sexta-feira das 08:00hs às 18:00hs.

Em sua grande maioria, os medidores de velocidade disponíveis na internet, testam a conexão dos usuários, calculando a média de velocidade de download de um arquivo. Os resultados, em virtude de inúmeros fatores, podem sofrer alterações em seus índices ao final destas análises. O principal ofensor nos testes de velocidade são “velocidade disponível” no Servidor onde o site visitado esteja alocado, no qual, o cliente tenta se conectar, paralelamente aos demais usuários que simultaneamente fazem os respectivos testes no mesmo simulador.
Muitos destes medidores, limitam a velocidade máxima de download, bem como podem manter uma conexão com uma velocidade inferior a entregue pela Tera Fiber Telecom em seus equipamentos.
Para um teste mais confiável, o cliente pode optar em abrir simultaneamente arquivos e streaming, e utilizar-se de softwares que medem a velocidade de transferência de dados com a internet.
Para que nossos clientes possam utilizar-se de medidores de velocidade não patrocinados, de forma a garantirem a maior acertividade no momento da realização dos testes, sugerimos os seguinte medidores para a realização dos mesmos:
Nperf – www.nperf.com
Brasil Banda Larga – www.brasilbandalarga.com.br (Oficial Anatel)
Ou então, utilizarem-se de nosso medidor disponível no Site www.terafiber.com.br

⦁ 1. FECHE TODOS OS PROGRAMAS – Programas abertos, ainda que não estejam sendo utilizados, podem consumir parte da sua banda. Feche-os antes de iniciar os testes.
⦁ 2. INTERROMPA AS ATUALIZAÇÕES – Alguns aplicativos como o antivírus, baixam atualizações periodicamente de modo automático. Certifique-se de que ele não esteja baixando nada durante o teste. Isso também vale para programas como Java, Windows Update, Flash, Jogos, Programas P2P, etc.
⦁ 3. NÃO UTILIZE REDES SEM FIO – Testes realizados por meio de redes sem fio (Wi-Fi), sofrem a influência de fatores como a criptografia dos dados trafegados, limites (throughput) do Roteador, interferências eletromagnéticas, entre outros. Se o seu computador possui entrada para cabo de rede, utilize-o para um resultado mais preciso.
⦁ 4. CONECTE-SE DIRETAMENTE NA ENTRADA DO ROTEADOR – O teste deverá ser realizado através de um cabo de rede, interconectando o Roteador do provedor, através da Porta LAN, à placa de rede existente no computador do assinante (Desktop e/ou Notebook). Através deste procedimento, a velocidade contratada será constatada no medidor escolhido. Para que estes testes sejam funcionais, nenhum outro dispositivo, à exceção do Desktop e/ou Notebook, devem estar conectados à rede no momento da realização do mesmo.
Importante: Para velocidades superiores à 100mbps, os equipamentos conectados ao Roteador do provedor (Desktop e/ou Notebook), devem possuir porta Gigabit Ethernet.
⦁ 5. REPITA O TESTE – Caso a velocidade encontrada esteja abaixo da contratada, refaça o teste por outras duas vezes em diferentes períodos do dia. Isso reduz a interferência de fatores momentâneos no desempenho da sua conexão com os servidores de testes, conforme explanado no item “como realizar um teste eficiente em minha internet”.

Sim, é possível conectar simultaneamente computadores, notebooks, tablets, smartphones, ou qualquer outro dispositivo com conexão à internet.

⦁ 1° passo: – Verifique se sua mensalidade não se encontra vencida.
⦁ 2° passo: – Verifique se todos os cabos estão conectados adequadamente. Confira primeiramente se a fonte de energia dos equipamentos está encaixada da maneira correta nas tomadas. Verifique se o cabo óptico (cabo vindo da rede externa), está conectado adequadamente no Modem Óptico (equipamento receptor). Posteriormente, verifique se o cabo LAN (cabo de interconexão com o roteador) está devidamente conectado na Porta WAN do Roteador. Se todos os cabos estiverem conectados de maneira correta, faça em seguida os seguintes procedimentos: Desligue das tomadas as fontes de alimentação dos equipamentos Tera Fiber (Modem Óptico e Roteador). Aguarde 30 segundos, e religue os equipamentos. Após este procedimento, tente conectar-se novamente.
⦁ 3° passo – Se o problema persistir, entre em contato com nosso suporte técnico através do SAC – 0800 941 0638 com funcionamento de segunda-feira à sexta-feira das 08:00hs às 18:00hs, bem como através da ferramenta de mensagens Whatsapp, através do número (11) 98559 -7570.
⦁ Nota Importante: Em hipótese nenhuma, aperte o botão de reset de seu Roteador. Esta ação acarretará em paralisação de seu sistema, bem como haverá a necessidade de envio de equipe técnica ao local para refazer as configurações. Esta ação dependerá da disponibilidade de equipe técnica, bem como os custos inerentes ao envio da mesma, serão repassados ao cliente final.
Não recebi minha fatura para pagamento. O que fazer?
Caso não tenha recebido sua fatura através do e-mail cadastrado no momento de sua adesão, e queira emitir a 2ª via de seu boleto, acesse o site www.terafiber.com.br/areadocliente, ou então acesse nosso aplicativo Tera Plus Mobile, disponível no Google Playstore. Para acesso a área do cliente, o usuário deverá digitar seu login, bem como sua respectiva senha para ter acesso a 2° via do seu boleto, entre outros detalhes de seu cadastro. Caso não possua login / usuário e senha, solicitamos que entrem em contato com nosso SAC – 0800 941 0638 em horário comercial para prover os respectivos cadastros.
Outra opção para solicitação de seu boleto é entrar em contato com nossa área financeira, de segunda-feira à sexta-feira das 08:00hs às 18:00hs, através da ferramenta de mensagens Whatsapp, no número (11) 98374-9375.

No caso de fatura paga em atraso, a baixa do título é feita através de compensação bancária, a qual é de responsabilidade da instituição financeira. Este processo pode levar até 48 horas para ser validado. Após este período, o sistema Tera Fiber reconhece a baixa do título, e automaticamente libera o sinal do cliente. Se após este processo, o sistema continuar inoperante, o cliente deve entrar em contato com nosso SAC – 0800 941 0638 em horário comercial, ou através dos números de Whatsapp informados anteriormente (financeiro e suporte técnico).

Caso não tenha recebido sua fatura através do e-mail cadastrado no momento de sua adesão, e queira emitir a 2ª via de seu boleto, acesse o site www.terafiber.com.br/areadocliente, ou então acesse nosso aplicativo Tera Plus Mobile, disponível no Google Playstore. Para acesso a área do cliente, o usuário deverá digitar seu login, bem como sua respectiva senha para ter acesso a 2° via do seu boleto, entre outros detalhes de seu cadastro. Caso não possua login / usuário e senha, solicitamos que entrem em contato com nosso SAC – 0800 941 0638 em horário comercial para prover os respectivos cadastros.
Outra opção para solicitação de seu boleto é entrar em contato com nossa área financeira, de segunda-feira à sexta-feira das 08:00hs às 18:00hs, através da ferramenta de mensagens Whatsapp, no número (11) 98374-9375.

⦁ 1 – Verifique se existem outros dispositivos conectados na mesma rede, e se eles estão baixando arquivos. Caso existam dispositivos conectados, desconecte-os antes de iniciar os testes.
⦁ 2 – Muitas vezes seu Roteador Wi-Fi pode deixar sua internet mais lenta. Isso ocorre quando, por interferência ou sinal fraco, você perde pacotes de dados. Uma forma simples de detectar esse problema é:
⦁ 2.1 – Faça o teste da sua conexão utilizando algum dispositivo conectado à Rede Wi-Fi. Para um melhor resultado, o teste deve ser feito próximo ao Roteador, preferencialmente sem interferências físicas (paredes / portas / móveis / espelhos, etc).
⦁ 2.2 – Posteriormente a realização do teste acima, conecte o mesmo dispositivo diretamente em seu Roteador, utilizando-se de um cabo de rede, e refaça o teste novamente. Se no segundo teste, sua velocidade ficar sempre melhor, significa que você poderá ter em suas mãos dispositivos que possuem recepção deficitária junto ao sistema Wi-Fi. Neste caso, entre em contato com nosso suporte técnico, através da ferramenta de mensagens Whatsapp, no número (11) 98559 -7570.
⦁ 3 – Os vírus podem deixar seu computador mais lento, além de alguns consumirem parte da banda (velocidade) da sua internet, para transmitir dados ou se proliferar na rede mundial. Por isso é sempre bom ter um antivírus instalado em seus dispositivos.
Nota Importante: O Roteador Wi-Fi, possui limitação de alcance para a realização de testes, bem como utilização de 100% de sua capacidade de transmissão. A distância máxima permitida para uma utilização sem problemas é de 5 (cinco) metros em área abertas, ou seja, sem barreiras físicas (paredes / portas / móveis / espelhos, etc). Para distâncias superiores a citada acima, sugerimos que o cliente implante em sua residência pontos secundários de rede Wi-Fi, ou seja, os famosos repetidores, os quais devem estar conectados diretamente ao Roteador Tera Fiber, através de cabos de rede. Não recomendamos que as interconexões entre Roteadores sejam feitas via Wi-Fi.

Não. Tal medida tem como premissa preservar a segurança dos dados sigilosos de todos os nossos clientes, bem como informações trafegadas em nossa rede de transmissão. Visa também bloquear eventuais tentativas de acessos não autorizados junto a nossos sistemas.

⦁ Para qualquer solicitação de alteração de senha, o pedido deve ser feito diretamente ao suporte técnico, através da ferramenta de mensagens Whatsapp, no número (11) 98559 -7570. Apenas o titular do contrato poderá solicitar tal alteração.

⦁ O suporte pode ser solicitado através do SAC pelo telefone 0800 941 0638, com funcionamento de segunda-feira à sexta-feira das 08:00hs às 18:00hs, bem como através da ferramenta de mensagens Whatsapp, no número (11) 98559 -7570 (24 Horas).

Mídias Sociais

Teste sua Velocidade